Estágio IV

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: MP1C20021
Sigla: ESTAG4
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 12
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
Jorge Manuel Bento Pinto
Jorge Manuel Bento Pinto
Corpo docente: Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Helena Maria Espada Simões
Jorge Manuel Bento Pinto
Maria de Fátima Pista Calado Mendes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar o conceito de currículo, de gestão curricular e de projeto curricular de turma.
Conhecer os documentos orientadores do Ensino Básico, em particular do 1º ciclo.
Conhecer a dinâmica de gestão e organização das escolas do 1º ciclo e, em particular, da escola cooperante.
Aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento dos programas das várias áreas disciplinares do 3º e 4 anos de escolaridade.
Conhecer e compreender a gestão da sala de aula em que decorre a formação em contexto.
Conceber, planificar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adequadas à turma onde decorre o estágio
Ensaiar soluções pedagógicas a partir de problemas identificados.
Compreender e agir de forma adequada sobre as dificuldades dos alunos.
Problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto.
Ser capaz de desenvolver um projeto de investigação sobre as suas práticas.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de cinco temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação
4) Apoio aos percursos escolares dos alunos
5) O professor como investigador


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A atividade do professor implica um conhecimento profundo do contexto (escola e a sua organização); do seu objeto de trabalho (currículo); perceber e ser capaz de por em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho tendo em conta os seus alunos.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exige saberes específicos que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, saber este que necessita de uma formação em contexto de trabalho.

Metodologias de ensino

A UC prevê a alternância de tempos de formação: nas escolas cooperantes, e na ESE.
As aulas destinam-se, prioritariamente, a discutir e equacionar questões e problemas em torno dos temas da gestão curricular, planificação e avaliação.
A formação em contexto decorre ao longo de 10 semanas, no 3º ou 4º anos de escolaridade. A primeira semana é destinada à observação, e os estudantes permanecem, toda a semana, no contexto de estágio. Durante as restantes 9 semanas, os estudantes estagiam 3 dias e nos restantes dias estão na ESE onde têm apoio ao desenvolvimento do estágio, da responsabilidade dos supervisores

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes); a formação na ESE/IPS permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 10 semanas, os estudantes estagiam em contextos do 2º ano de escolaridade de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas do saber e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se, num primeiro momento, desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção; num segundo, agir de forma colaborativa com o colega de grupo e, finalmente, num terceiro momento, agir de forma autónoma.
A supervisão é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do futuro professor. O supervisor deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se também que haja uma interação permanente entre os professores cooperantes e os supervisores de estágio.
O relatório de projeto pressupõe o desenvolvimento de uma investigação sobre um aspeto da sua prática. A concretização deste projeto permite o desenvolvimento de competências na área da investigação sobretudo na recolha e análise de dados sobre a prática, que permite olhá-la de forma distanciada, interrogá-la teoricamente e tomar decisões sobre a ação pedagógica.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre.
A classificação obtida nos produtos de avaliação a seguir discriminados será ponderada pela pertinência das comunicações durante as aulas na ESE.
Estágio: Planificações 15%; Desempenho 25%; Reflexões 10%
Relatório de projeto (com discussão pública): 50%

Salienta-se que esta UC não pode ser realizada através de exame e que a validação desta UC está sujeita a:
-ter nota igual ou superior a 10 na componente ”Intervenção na prática pedagógica” (para tal entre outros aspetos, é necessário respeitar os prazos de entrega das planificações e reflexões);
- ter nota igual ou superior a 10 no item “Estágio: desempenho na sala de aula ”da componente intervenção na prática pedagógica”;
-ter nota igual ou superior a 10 no “Relatório do Projeto de Investigação” e respetiva discussão

Regime de assiduidade

Presencial

Observações

MARÇO de 2020

DEVIDO ao surto de COVID 19 a UC foi reorganizada, isto é, as aulas presenciais previstas foram ministradas a distância com recurso à Plataforma Moodle e ao Programa Colibri/Zoom.
Os estágios no 1º ciclo do Ensino Básico foram adiados até à possibilidade de concretização.

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